sexta-feira, 27 de maio de 2011

BLITZ DA SOLIDARIEDADE

Um exemplo de cidadania dada pelas turmas de 5ª série, fazendo blitz contras as drogas e pela solidariedade, acompanhados pelas professoras Taniandre e Regina, com os instrutores PROERD.



No panfleto: AS DROGAS MATAM. A FALTA DE SOLIDARIEDADE TAMBÉM.

Importante parceria da Brigada Militar para disseminar a prevenção contra as drogas e a violência.

Professores atuantes!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

CINE DEBATE



PROJETO: CINE DEBATE
FILME: Um sonho possível
COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
PÚBLICO-ALVO: alunos de 8ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
ORGANIZAÇÃO: Supervisão Escolar e professores das turmas
OBJETIVO: Realizar a apreciação e análise do filme “Um sonho possível”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
- Despertar o senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais próximas.
- Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
Sinopse: Em 'Um Sonho Possível', o adolescente Michael Oher (QUINTON AARON) sobrevive sozinho, vivendo como um sem-teto, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy (SANDRA BULLOCK). Tomando conhecimento de que o garoto é colega de turma de sua filha, Leigh Anne insiste que Michael — que veste apenas bermuda e camiseta em pleno inverno — deixe-a resgatá-lo do frio. Sem hesitar por um momento sequer, ela o convida a passar a noite em sua casa. O que começa com um gesto de bondade evolui para algo maior, pois Michael passa a fazer parte da família Tuohy, apesar de terem origens bem diferentes. Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. E à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, a presença de Michael na vida da família Tuohy conduz todos por uma jornada de autodescoberta.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Que ação solidária é tratada no filme?
2. Que fato mais lhe tocou? Por quê?
3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?
5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?
6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?


As turmas de 8ª série assistindo ao filme concentradíssimos!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ALUNOS DEBATEM SOBRE OS ÍNDICES NA EDUCAÇÃO

COLÉGIO GETÚLIO VARGAS DEBATE O DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO
Durante toda a semana e na próxima, o Colégio Estadual Getúlio Vargas está realizando palestras direcionadas a todos os alunos da instituição, com o objetivo de, a partir dos gráficos de desempenho de 2010, analisar os resultados obtidos e promover ações que visem à qualificação do ensino ofertado a seus alunos e, assim, melhorar os índices de desempenho e qualificar a aprendizagem.
Além da análise do gráfico de desempenho, são trabalhados dados sobre a educação no Brasil e no mundo, como também são apresentadas informações sobre a importância do estudo, extraídas da obra Família de alta performance – conceitos contemporâneos na educação, do terapeuta Içami Tiba. Ainda é feito um paralelo entre o currículo centrado em conteúdos e o por habilidades e competências, bem como os tipos de questões próprias a cada um. O Ensino Médio também recebe orientações sobre o ENEM.
Segundo a professora Vera Wermuth, diretora da escola, “há um esforço conjunto entre os professores, equipe diretiva e alunos para que possamos realmente desenvolver um currículo centrado na aprendizagem dos alunos”.
Os debates são organizados e desenvolvidos pela Supervisão Escolar, cujas responsáveis são as professoras Martina Gusmão e Ivana Goya, e a diretora, professora Vera Wermuth.


ELEIÇÕES NO GRÊMIO ESTUDANTIL
No dia 27 de maio, haverá eleições para o Grêmio Estudantil José de Alencar, para a qual já se apresentaram duas chapas formadas por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
O Grêmio Estudantil é uma organização que representa os alunos da escola e oportuniza que discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar como na comunidade. É um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e formação de lideranças, tão necessárias para a construção de um país melhor.



Os alunos permaneceram atentos às discussões.

SEMANA SOLIDÁRIA

SEMANA SOLIDÁRIA NO COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS - DE 21 a 27 de MAIO

OBJETIVO: Despertar o espírito solidário e a expressão de cidadania, realizando ações concretas de solidariedade.
PÚBLICO: Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

AÇÕES:
21/05: séries iniciais – realização de jogos entre as turmas, cuja inscrição será um quilo de alimento não perecível, para ser doado a instituições filantrópicas do município e/ou famílias necessitadas.
- caminhada solidária, com visita às residências vizinhas à escola, fazendo a entrega de um cartão com mensagem e solicitando a doação de um alimento ou material de higiene.
- Realização do tema solidário.

De 23 a 27/05 – Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
5ª série – elaboração de panfletos contra as drogas (professoras de Arte) e panfletagem, dia 26/5, na Praça XV, em conjunto com os instrutores PROERD.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e Ensino Médio: Professores de ER, Português, Filosofia, História, EA, Sociologia: Desenvolver o tema com mensagem, trabalhos, apreciação de vídeos e filmes (enfatizar: solidariedade, combate às drogas, bullying, erradicação do trabalho e da prostituição infantil, centralizando na paz e na qualidade de vida).

ENSINO MÉDIO
- Adotar uma instituição filantrópica, ofertando materiais de higiene e atividades de recreação.
1ª série: Casa de passagem
2ª série: Tenda do Senhor
3ª série: Asilo


"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre Tereza de Calcutá)

AÇÕES RESULTANTES:
* Brilhante a palestra sobre Prostituição Infantil, apresentada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio aos alunos de 7ª série. O trabalho foi resultado de estudos e pesquisas nas aulas de Geografia, cuja titular é a professora Tereza Kemmerich. Um trabalho sério e comprometido que merece aplausos.

* Uma turma de 7ª está se mobilizando para adquirir o óculos de um colega, pois ele está com dificuldade de acompanhar sem o objeto.

* A turma 311 fará uma visita ao asilo para confraternizar, distribuir materiais de higiene e, principalmente, muito carinho.

* A turma 42, da professora Andrea Lago, visitou a Casa de Acolhida, para crianças, e também levou muito carinho, guloseimas e brinquedos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Getúlio Teatrando

A oficina de teatro está bombando!!!
Várias atividades estão se desenvolvendo , a partir de técnicas lúdicas e embasadas teoricamente.
"Queremos desenvolver, em especial, a expressão oral, a criatividade e a criticidade de nossos alunos", afirma Claudete Freddo, responsável pela oficina.

Eis o resultado de uma das oficinas:

Realização de uma rima, a partir do próprio nome, e apresentação ao grupo.

"TALES. me chamam de amigável,
eu apenas tento ser agradável,
fazer com os outros o que gostaria
que fizessem para mim.
Pois é, eu sou assim...
mas esse não é o fim.
Na verdade, é sim!"

"ALEX, um cara que torce para o tricolor.
Esteja ele onde for,
campeão do gauchão,
ou fora da competição,
com o GRÊMIO vou até o céu.
E, com isso, lembro
que faz algum tempo
que não vejo um troféu!"

"KETLYN desenha,
e gosta de cantar,
KETLYN escreve
e gosta de atuar.
Ela é muito tímida
e gosta de desenhar
Escreve vários textos,
mas prefere interpretar!"

"Nelson... um respectivo rapaz
de grande humildade
Vive sempre na paz
sem nenhuma maldade
Na atividade com calma
aonde vai arranca palmas.
Quase de improviso...
colo sempre sem aviso!"

Parabéns a todos!!! Tanto pelas criações, como pelas interpretações!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dia das mães 2011

Uma homenagem muito especial a todas as mães, por traduzirem em atos o sentido do AMOR INCONDICIONAL!!! Deus as abençoe. Os alunos estiveram brilhantes. Parabéns a todos!

O Salão de Atos ficou pequeno!!!!

ALCEU DISPOR e Claudete: sucesso garantido!!!

Aline Lago perfeita cantando MÃE CAMPEIRA! Uma emoção!

Equipe organizadora! Os alunos Isabella, Lucas e Aline são exemplos de participação.

Alunos da 8ª série fizeram uma belíssima homenagem.