quarta-feira, 23 de março de 2011

Releitura das obras de Iberê Camargo

A professora Rosângela Aquino, titular da disciplina de Arte, está direcionando o trabalho, no Ensino Médio, neste trimestre, para que os alunos conheçam e apreciem as obras do artista Iberê Camargo. Após o  estudo, haverá uma exposição das  releituras elaboradas pelos alunos. 

IBERÊ CAMARGO
Artista de rigor e sensibilidade únicos, Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nasceu em Restinga Seca, no interior do Rio Grande do Sul, em novembro de 1914, tendo passado grande parte de sua vida no Rio de Janeiro.
 Desde a juventude, mostrou-se atraído por personalidades independentes, como Guignard e Goeldi. Na Europa, estudou com mestres como Giorgio de Chirico, Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e André LotheAo longo de sua vida, Iberê Camargo sempre exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual. Teve sua obra reverenciada em exposições de renome internacional, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Tóquio e a Bienal de Madri, e integrou inúmeras mostras no Brasil e em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália.

O pintor morreu aos 79 anos, em Porto Alegre, em agosto de 1994, deixando um acervo de mais de sete mil obras. Grande parte delas foi deixada a sua esposa, Sra. Maria Coussirat Camargo, e integra hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.
                                                    
                                                 Em Maria, Iberê retratou o amor pela esposa.


Reeleitura de Iberê Camargo feita pelos alunos.
Lindíssimas. Parabéns!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário