terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto "Turista em meu bairro" - Prof. Rodrigo

PROJETO TURISTA EM MEU BAIRRO

Escola: CE Getúlio Vargas
Município: São Borja
Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Componente curricular: Língua Adicional - Espanhol
Série/Ano: 7ª série
Carga horária semanal: 1h/a/s
Professor: Rodrigo Näslund Aguilar.

Título do Projeto: Turista en mi barrio
Duração prevista: 4h/a
Modalidade: Grupos com quatro alunos (no máximo)*.
Valor: 100 pontos.
Recursos: Manual de Espanhol, dicionário, livro de gramática, quadro e giz, máquina fotográfica, internet, mídias removíveis, Microsoft Office Power Point**, data-show.

Cronograma: Aula 01: Apresentação do conteúdo;
Aula 02: Correção das atividades e apresentação da proposta do projeto;
Aula 03: Apreciação e eventuais correções da parte escrita do trabalho;
Aula 04: Apresentação do produto final e avaliação.

Competências: - Usar com eficiência recursos lingusticos em língua adicional relacionados ao bairro;
- Ampliar percepções pessoais a respeito do espaço comunitário;
- Valer-se de recursos tecnológicos (máquina fotográfica, mídias removíveis, Microsoft Office Power Point, etc) aplicados ao turismo urbano;

Habilidades: - Situar-se com desenvoltura em diferentes espaços sociais;
- Elaborar estratégias de comunicação para pedir e dar informações;
- Ativar e usar conhecimentos prévios para escrever breves comentários;
- Valer-se de material de apoio (dicionário, gramática, internet, etc).

- Fotografar ambientes, cenas e personagens do cotidiano;
- Perceber o inusitado, o pitoresco e a beleza da vida cotidiana;

- Buscar o melhor enquadramento, as condições de luz e demais aspectos na captura de imagens;
- Selecionar material;
- Elaborar uma exibição.

Conhecimentos: - Ampliar vocabulário relacionado ao bairro;
- Conhecer as expressões mais usadas para pedir e dar informações;
- Usar expressões que indicam localização;
- Usar o verbo HABER no sentido de existir;
- Usar os verbos IR e VENIR;
- Valer-se de pronomes e adjetivos demostrativos;
- Elaborar comentários ou legendas em língua adicional para os lugares visitados e fotografados;
- Reescrever ou reelaborar versões iniciais dos comentários;
- Elaborar um álbum virtual (slides);
- Apresentar à turma os resultados finais.

Critérios de avaliação***: - Número de fotos (entre 10 e 30);
- Qualidade das fotos (enquadramento, foco, luminosidade, criatividade);
- Composição (recursos usados no álbum virtual);
- Comentários ou legendas (texto corretamente escrito em língua adicional e coerência com a imagem).

Observações:
(*) – Caso o número de alunos da turma for ímpar caberá ao professor liberar ou não a existência de grupo(s) maior(es);
(**) – O grupo poderá optar por outros programas semelhantes, caso achem oportuno;
(***) – A avaliação será realizada a partir do parecer do professor e confirmada ou alterada pelo parecer da turma.
- Após o término do Projeto haverá um momento de feedback com os alunos e a retomada de alguns pontos do enfoque gramatical em que se tenha constatado algum tipo de deficiência durante o período.




El río que pasa por nuestra ciudad (Rio Uruguai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário