segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NOS MUROS DA ESCOLA, UM ESPAÇO PARA A ARTE


RELEITURA DE OBRAS DE ARTE  NOS MUROS COLÉGIO GETÚLIO VARGAS

O Colégio Estadual Getúlio Vargas tem dado ênfase ao ensino por projetos, principalmente, visando à resolução de problemas e que norteiem o desenvolvimento de valores, como o trabalho em equipe e o espírito de solidariedade. Várias atividades vêm surgindo como resultado de uma prática pedagógica centrada no desenvolvimento de habilidades e competências educacionais. Entre elas, está a pintura dos muros da escola, feita pelos alunos do Ensino Médio do educandário. A ideia surgiu nas aulas de Artes, em que as professoras trabalham com a história da arte, incluindo os grandes nomes da pintura Modernista. A iniciativa da professora Susana Sarturi Aquino, ao elaborar o projeto “Mulheres Pintoras do Brasil”, cuja mostra realizou-se no hall da escola e no Clube Comercial, a convite da Câmara de Vereadores, ganhou maior dimensão, quando o grupo de professores organizadores da Gincana do Estudante encantou-se com o trabalho e  propôs a pintura do muro como uma das tarefas.
O sucesso foi tão grande que a direção propôs professora Susana estender a tarefa também para outras turmas, que, em trabalho de equipe, pintaram os muros na Rua dos Andradas.
Já a professora Rosangela Aquino e suas turmas, encarregaram-se de transformar os muros da frente da escola.
Cores vivas e alegres e as paisagens brasileiras, as quais marcam a obra de Tarsila do Amaral, a arte sensual e tropical de Di Cavalcanti e o colorido e a simplicidade e Romero Brito, entre outros, ganharam um toque especial dos alunos da escola que muito representa da história de São Borja.
“O ensino e a aprendizagem, literalmente, transcenderam os muros da escola. Os alunos, quando estimulados, vencem barreiras e superam os desafios. A pintura também é uma forma de compartilharmos a comunidade o trabalho que é feito em sala de aula”, enfatiza a professora Vera Wermuth, diretora do educandário.



                                Um exemplo de carinho e dedicação pela escola! No caldeirão de 40º em São Borja, o Tales fazendo sombra para a colega pintar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário