quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MOSTRA CIENTÍFICA

COLÉGIO GETÚLIO VARGAS REALIZA MOSTRA CIENTÍFICA
                                                                                
                                                                                       Prof. Martina Isnardo Gusmâo

No último dia 14,  durante a Mostra Científica, realizada no Colégio Estadual Getúlio Vargas, as aulas mudaram de ambientes e de agentes: os alunos deixaram de ser meros ouvintes e se tornaram multiplicadores dos saberes apropriados na sala de aula. O evento, organizado pelos professores Cáren Borges, Cláudia de Deus, Lúcia Kirinus, Fabíula Doff-Sotta e Cristiano Klöckner, a partir de um projeto interdisciplinar, teve as características de mostra científica, pois deixou de lado a realização de experiências, para agregar aos resultados das pesquisas realizadas durante o ano palestras, salas temáticas e dos desafios, oficinas, cinema e a pista de trânsito.
O objetivo da atividade foi, principalmente, despertar o gosto pela pesquisa científica, bem como fazer com que os alunos pudessem agregar os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas, para a resolução de problemas propostos nos projetos. Todos os alunos  puderam se integrar de alguma forma, como expositores ou como participantes nas palestras, oficinas ou salas temáticas.
Temas como conscientização ambiental e no trânsito, reciclagem e patchwork, sustentabilidade, inclusão, sexualidade, dengue e prevenção ao uso de drogas e violência foram abordados durante todo o dia, com a contribuição de pessoas e entidades, às quais a escola confere especial agradecimento: Lindolfo Hardt  e Elisabete (CFC Fronteira), Daniela Prado (Vigilância Sanitária), Valteron Mendes e Luis Gusmão (Brigada Militar), Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, professor Peterson Cabeleira, Marlise Fano Felício (mãe de alunos) e os alunos das professoras Vera Melo e Rosa Ionara.
A professora Vera Wermuth, diretora da escola, considerou o evento “um espaço fundamental de aprendizagem diferenciada, que deve ser proporcionado ao aluno, quando se quer como resultado um sujeito autônomo e criativo. Queremos uma educação de qualidade para nossos alunos” Ressalta ainda o engajamento de todos: alunos, professores e pais, que atuaram como oficineiros ou na organização das salas.







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