sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA

                     SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2012
                                                 Prof. Martina Isnardo Gusmão
     Perfeitas as apresentações na culminância da Semana da Consciência Negra em nossa escola. Mais uma vez, os alunos produziram excelentes trabalhos. O Projeto foi de responsabilidade dos professores da área das Ciências Humanas, coordenados pela professora Cláudia Parcianelo. 

Apresentações dia 20/11, às 19h
LOCUTOR: Boa noite!!!
É necessário lembrarmos a importância da data de hoje:
 História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Abertura: Vídeo alunos Mara (aluna turma 74: Adriane Joras)
1.  Exposição: painel organizado pelas professoras Cristiane Olea e Jalba Kaefer
2.  Participação especial das alunas Taís, Sabrina e Andressa, com mímicas.
LOCUTOR: A música da África é tão vasta e variada como as muitas regiões, nações e grupos étnicos do continente.Embora não haja distintamente música pan-africana, não são comuns formas de expressões musicais, especialmente no interior das regiões.
Segundo o etno musicólogo Alan P. Merriam (1923 - 1980) a música do Norte de África e partes da região do Saara, têm uma ligação à música europeia e oriental mais que da metade da África sub-saariana que de certa forma deu inicio influenciando e sendo influenciada por variados estilos musicas tais como samba, blues, jazz, reggae e rap inspirados nas tradições africanas dos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo em relações comerciais, com retorno de escravos livres e comerciantes.

3.  Hoje, teremos a participação especial de Miguel Paraiba de Deus, com um número musical, com pandeiro.
4.  As alunas Lara e Graciela, da turma ...., apresentam um vídeo sobre a música Africana no Brasil Império.

LOCUTOR: A dança é uma das maiores representações de uma cultura popular, ela “pode ser maior que reunião de técnicas, quando se propõe a ser instrumento de transformação social e difusão histórico cultural.”
   A dança afro surgiu no Brasil no período colonial, foi trazida por africanos retirados do seu país de origem para realizarem trabalho escravocrata em solo brasileiro. Esse estilo de dança foi registrada primeiramente na composição de religiões africanas e começou a se fortalecer em meados do século XIX com a ajuda dos tribos: sudaneses; bantos (dois povos situados em território africano) e os indígenas, que foram responsáveis pela criação do candomblé e de outros segmentos regionais que deram origem à dança dos caboclos e outros aspectos da cultura africana.

5.  A seguir, teremos dois números musicais:
4.a) organizado pela professora Dione Gomes, o aluno Luigi Vuzieger apresenta a dança stiwle).
4.b) agora, a aluna Manoela Toller apresenta a música “Morena de Angola”, da saudosa Clara Nunes.

LOCUTOR: Importância de Zumbi para a História do Brasil 
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

6.   Sob coordenação das professoras Tereza Kemmerich e Vera Melo, as turmas de 7ª séries apresentam o texto “Zumbi dos Palmares”, do poeta Alvino Felicio Gomes, seguidos pela turma 51, que apresentará a coreografia da música...)
(Enquanto os alunos da turma 51 vão se organizando): Mãe África –
Quantos filhos foram arrancados à força de teu ventre e levados para terras distantes onde tornaram-se escravos, milhares morreram.
E hoje?
Continuam sendo explorados, esquecidos, com crianças famintas e doentes, porém teu povo é guerreiro, tem esperança, é alegre, canta e dança.
(entram as meninas da dança)
No final: No passado nossa ligação era o comércio da escravidão, através dos navios negreiros.
Hoje agradecemos a herança cultural que herdamos dos irmãos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário