terça-feira, 24 de maio de 2011

CINE DEBATE



PROJETO: CINE DEBATE
FILME: Um sonho possível
COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
PÚBLICO-ALVO: alunos de 8ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
ORGANIZAÇÃO: Supervisão Escolar e professores das turmas
OBJETIVO: Realizar a apreciação e análise do filme “Um sonho possível”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
- Despertar o senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais próximas.
- Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
Sinopse: Em 'Um Sonho Possível', o adolescente Michael Oher (QUINTON AARON) sobrevive sozinho, vivendo como um sem-teto, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy (SANDRA BULLOCK). Tomando conhecimento de que o garoto é colega de turma de sua filha, Leigh Anne insiste que Michael — que veste apenas bermuda e camiseta em pleno inverno — deixe-a resgatá-lo do frio. Sem hesitar por um momento sequer, ela o convida a passar a noite em sua casa. O que começa com um gesto de bondade evolui para algo maior, pois Michael passa a fazer parte da família Tuohy, apesar de terem origens bem diferentes. Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. E à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, a presença de Michael na vida da família Tuohy conduz todos por uma jornada de autodescoberta.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Que ação solidária é tratada no filme?
2. Que fato mais lhe tocou? Por quê?
3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?
5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?
6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?


As turmas de 8ª série assistindo ao filme concentradíssimos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário