quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Gincana do Estudante - 3a edição

COLÉGIO GETÚLIO VARGAS PROMOVEU A 3ª GINCANA DO ESTUDANTE

                                                                                       Martina Isnardo Gusmão*

Nos dias 17 e 18 de agosto, realizou-se, nas dependências do Colégio Estadual Getúlio Vargas, a 3ª edição da Gincana do Estudante. Numa iniciativa do corpo docente e com o apoio da direção, a gincana visa integrar alunos,  professores e pais do educandário que, no próximo ano, completará um século formando cidadãos neste município. A gincana ocorreu num clima de muita alegria, descontração e efetiva participação dos envolvidos, cumprindo seu objetivo.
As tarefas foram distribuídas entre atividades de saberes das áreas do conhecimento, físicas, artísticas, expressão oral, interpretação vocálica, resolução de problemas e, é claro, algumas engraçadas. Entre elas, destacam-se a apresentação de estátuas históricas, escolha da boneca, garota e rainha, circuito de atividades físicas e intelectuais, túnel do terror e rastejo, show coreográfico, dramatização de textos literários e a escolha do hino e logotipo alusivo aos 100 anos do educandário, os quais deveriam ser de autoria dos próprios alunos. Ao meio-dia de sábado foi servido um delicioso risoto.
Segundo avaliação do setor pedagógico, a gincana tem como objetivo a integração entre as partes que constituem a escola, mas especialmente para ofertar aos alunos momentos especiais de aprendizagem. “Nossa escola tem o foco no desenvolvimento de habilidades e competências educacionais e, num evento como uma gincana, conseguimos direcionar tarefas em que se  podem observar as múltiplas capacidades dos alunos nesse sentido” avalia a professora Martina Gusmão, supervisora da escola.
Já a diretora, professora Vera Wermuth, considera a gincana como “um momento ímpar para o desenvolvimento integral do educando. Destaca a presença especial dos alunos dos anos iniciais, demonstrando que a educação se constrói com trabalho em equipe e muita integração.  Ressalta o comprometimento dos professores da escola no sentido de fazer a educação acontecer de forma diferenciada”.
Integraram a Comissão Organizadora os seguintes educadores: Cristiano Köchler, Aliane Saraiva, Margarete Timm, Mariza Barbosa, Maria Oraides Medeiros, Martina Gusmão, Silvângela Serpa, Lenise Almeida e Anderson Jungton.



Nenhum comentário:

Postar um comentário